Notícias
Entrevista
Editorial
Video
Seniors Brasil
Home » Editorial

Jornal italiano coloca Djokovic no hall dos suspeitos

Enviado por - 20 de janeiro de 2016 – 12:407 Comentários
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Melbourne/Austrália – Dentro das quadras, o sérvio Novak Djokovic nas últimas temporadas tem sido imbatível. Líder do ranking mundial, a cada semana quebrando recordes de permanência no topo do ranking, títulos, contratos milionários de patrocínio, Djokovic tem feito a sua parte, e hoje é de fato o “cara” a ser batido.

Mas a partir desta quarta-feira, o sérvio passou a ser questionado por algo muito sério. Trata-se de uma denúncia do jornal italiano “Tuttosport”, que acusa o líder do ranking mundial, que supostamente em 2007, ter “entregado” uma partida para o francês Fabrice Santoro no ATP 1000 de Paris. Naquela ocasião, Santoro marcou 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2.

Em Melbourne, onde defende o título conquistado em 2015, Djokovic mostrou indignação com a notícia.

“Não é verdade. Perdi o jogo. Não sei se você está tentando criar uma história sobre este jogo ou sobre qualquer partida que um tenista top tenha perdido nas primeiras rodadas. É um absurdo. Qualquer pessoa pode criar uma história sobre qualquer jogo. Este é o meu ponto. Não aconteceu muito nos últimos anos de tenistas top perderem cedo. Você pode escolher qualquer um que quiser desses e criar algo em cima. Não é apoiado por nenhum tipo de prova, é só especulação. Uma parte da mídia está só tentando criar uma história a partir de nenhuma prova. Enquanto for isso, é só uma matéria”, declarou Djokovic visivelmente transtornado.

O sérvio também, assim como o suíço Roger Federer, solicitou que parem de fazer perguntas sobre o assunto.

A reportagem publicada no Tuttosport, informa que o Ministério Público de Cremona, na Itália, analisa o jogo entre Djokovic e Santoro, além de outros jogos envolvendo outros tantos tenistas que poderiam ter sido manipulados.

O mesmo órgão, foi o responsável pela investigação do Calciopoli, um dos maiores escândalos do futebol, que teve como consequência, o rebaixamento na época do Juventus, Fiorentina e Lazio para a série B, e também puniu o Milan, que perdeu 15 pontos, todos por comprovadas manipulações de resultados.

Esta onda de supostas manipulações de resultados no circuito profissional de tênis, começou com uma notícia veiculada pela BBC, e pelo site BuzzFeed.

Ambos apresentaram documentos que supostamente dão margem a suspeitas evolvendo vários jogadores da elite no circuito. Estas publicações, analisaram resultados considerados suspeitos nos últimos 10 anos. Sem citar nomes, a mesma publicação informou ainda que nos últimos 10 anos, 16 jogadores do top 50 da ATP foram tidos inúmeras vezes como suspeitos por órgãos de integridade do esporte.

Tanto a BBC e o BuzzFeed, prometeram divulgar ontem, terça-feira os nomes dos atletas envolvidos, contudo, não o fizeram por não ter condições de acessar os registros telefônicos, bancários e de computadores dos possíveis envolvidos.

Luiz Fernandes

7 Comentários »

  • edmundo domingues disse:

    Esse pessoal está procurando chifre em cabeça de burro. Que tal investigarem o resultado do jogo Alemanha 7 x 1 Brasil na Copa de 2014? Será que os jogadores brasileiros foram comprados?

    • paulo disse:

      Não, não foram comprados, foi apenas uma aula de futebol de um país que erra e aprende com o erro, um país que enxerga adiante, e não um país que só pensa em acabar com o pouco que tem, apenas pelo dinheiro…lamentável!!!
      Estenda esse pensamento em todas as áreas, política, econômica e social…eis o nosso Brasil!!!

  • Anderson Tostes disse:

    Financeiramente falando, não vejo como um campeão como Djoko, com premiações milionarias vender resultado.

  • Paulo cezar nunes disse:

    Estão tentando tirar o brilho do melhor jogador de tenis da história e que com certeza vai passar nadal e Federer em títulos de grande slam.

  • Augusto disse:

    Eu concordo que financeiramente falando, apenas para o Djoko e sua equipe, não faz sentido.

    Mas também concordo que há muita manipulação de resultados por aí, e se pensar financeiramente para o Santoro e para sua equipe, justifica e faz muita diferença para eles.

    Isso nunca vai tirar o brilho de um dos melhores jogadores da história, mas serve de alerta para entendermos que a manipulação existe sim e que os sites de apostas estão cada vez mais fortes, consequentemente podendo fazer mais pressão na hora de combinar algum resultado.

  • romario disse:

    Andy Murray vai bater Djoko logo logo ele vem mostrando que não ta pra brincadeira,o cara é raçudo, incansável,la por volta do meio do ano de 2017, Murray vai assumir de vez como número um.

Deixe um comentário!

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter