Notícias
Entrevista
Editorial
Video
Seniors Brasil
Home » Notícias

Integração marca a abertura da 10ª edição do Rolando Garra

Enviado por - 20 de julho de 2017 – 15:211 Comentário

Foto: Cristiano Santanna

Evento contou com a participação do campeão olímpico Gustavo Endres nesta manhã de quinta-feira no Parque Esportivo da PUCRS

Fazia muito frio no interior do Parque Esportivo da PUCRS na manhã desta quinta-feira, dia 20, mas era como se fosse um dia de verão. A criançada de todos os tamanhos fazia barulho e algazarra, como se o ar gelado nem estivesse ali. Já na fila formada para organizar os 700 jovens das delegações de cada um dos nove núcleos da Fundação Tênis, os atletas vivenciavam o maior objetivo deste torneio: a integração, a diversão e a convivência baseada nos Valores Olímpicos de Amizade, Respeito e Excelência.

​ O evento se encerra nesta sexta-feira, dia 21.​

Na hora de abrir oficialmente o evento, mais gritos e aplausos. A maioria deles para o campeão olímpico do vôlei Gustavo Endres, que entregou as Medalhas Pierre de Coubertin da Fundação Tênis aos nove alunos representantes de cada um dos núcleos, por melhor representar a vivência dos Valores Olímpicos. A escolha destes premiados é feita por eleição entre os colegas. Depois de entregar as medalhas, Gustavo ainda deu um conselho à agitada plateia:

– Aproveitem ao máximo o tempo que vocês têm na Fundação e escutem os seus professores. Eles vão ensinar tudo sobre tênis e sobre a vida também.

Quem também esteve presente na cerimônia foi o Presidente de Honra da Fundação Tênis, Klaus Gerdau Johannpeter, que entregou aos representantes da Turma 4 do Núcleo Igrejinha o prêmio de Melhor Turma de 2016. Mais uma vez, chuva de gritos e algazarra. Antes de liberar a criançada para os jogos, dois alunos fizeram o Juramento do Atleta. Em seguida, o superintendente da Fundação, Luís Carlos Enck, o Biba, agradeceu com emoção aos mantenedores e voluntários deste grande programa, sem os quais não seria possível seguir em frente com o sonho de transformar vidas por meio do esporte. E disparou, para a alegria e gritaria geral:

– Vamos confraternizar e praticar os Valores Olímpicos nestes dois dias. Enfim, vamos nos divertir!

SOBRE A FUNDAÇÃO TÊNIS

A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa socioassistencial, por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Tem como objetivo promover o desenvolvimento desses jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, possibilitando que reescrevam seus projetos de vida.

Atualmente, assiste a cerca de 900 alunos m nove núcleos no Brasil, sendo sete no Rio Grande do Sul (cinco em Porto Alegre, um em Sapiranga e um em Igrejinha) e dois em São Paulo (um na capital e um em Santana de Parnaíba). No dia 11 de maio de 2017, a Fundação Tênis completou 16 anos.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras.

Os Mantenedores da Fundação Tênis são Gerdau, Associação Leopoldina Juvenil, Banrisul, BRDE, BNP Paribas, Confederação Brasileira de Tênis – CBT Correios, Évora, Instituto Lojas Renner, Liberty Seguros, Lojas Colombo, PagZilla, Piccadilly Company, Public Broker, Sulgás, White Martins, XP Investimentos e Zaffari. Muitos desses aportes financeiros são realizados por meio da Lei de Incentivo Federal ao Esporte e de legislação de incentivo de municípios e estadual.

A 10ª edição do Rolando Garra conta também com apoio do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e do ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte da Prefeitura de Porto Alegre.

Cláudia Coutinho

1 Comentário »

  • Sônia Moreira disse:

    É muito gratificante fazer parte como voluntária ao longo destes 10 anos do Rolando Garra e ver o desenvolvimento destas crianças. Saber que estão saindo da vulnerabilidade,dando o Real sentido à vida. Parabéns Fundação Tênis por poder proporcionar este excelente trabalho com profissionais qualificados.
    Sônia Moreira

Deixe um comentário!

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter